O Antigo Pavilhão Mourisco ficava no fim da Avenida Beira-Mar, na Praia de Botafogo, defronte à Rua Voluntários da Pátria. Projetado pelo arquiteto Burnier, foi construído pela Municipalidade, no governo do Prefeito Francisco Pereira Passos. Destinara-se a “music-hall”, tendo servido principalmente como um sofisticado e chamativo bar-restaurante.
Adolfo Morales de Los Rios (Filho) esclarece que o seu estilo era tipicamente neo-persa, nada tendo de mourisco, como vulgar e erradamente foi denominado.
À noite, o Pavilhão era todo iluminado. No terraço, em torno, havia mesas, onde se bebia cerveja e refrescos. Na parte interna ficavam o salão de chá e o restaurante, para os jantares e as ceatas alegres nos discretos gabinetes reservados.
A fotografia mostra o Pavilhão Mourisco em 1910. O edifício era coberto por um grupo de cinco cúpulas douradas. Duas escadas de mármore davam acesso às varandas no primeiro pavimento, calçadas a ladrilho espanhol. Nas colunas ao lado das entradas e no teto decorado liam-se numerosas inscrições árabes. No porão alto ficavam as cozinhas, a despensa e a adega.
O pavilhão foi demolido em 1951, por razões um tanto controversas. Em seu lugar existe hoje o medonho centro comercial espelhado que não guarda nenhuma semelhança com o finado pavilhão, a não ser o nome.